Pipoca caramelada: como fazer em casa
Nada como ir ao cinema e, enquanto assistimos ao filme, beber um refrigerante e comer a nossa pipoca. Em especial quando estamos com o nosso amor ou os nossos amigos, não é? Pois no meu caso – e no caso de muitos de vocês – sempre que vou ao cinema, independentemente da companhia, peço pipoca caramelada.
O que nunca me ocorreu, no entanto, foi preparar a pipoca caramelada em casa e sempre terminava comendo as de micro-ondas (que, obviamente, não têm o mesmo gosto que as do cinema). Mas descobri essa receita superfácil do meu acompanhamento preferido quando assisto a filmes.
Se você curtir um cineminha em casa, confira essa receita.
Ingredientes:
1 xícara de milho para pipoca
Panela grande com tampa
Panela menor (de preferência, de cobre; do contrário, que seja o mais grossa possível) para fazer o caramelo
1 xícara de açúcar
Colher de madeira e espátula de borracha
½ xícara de água
Uma tigela grande para colocar a pipoca
Modo de preparo:
Coloque uma xícara de milho para pipoca na panela grande, leve a fogo forte e coloque a tampa. Um minuto depois, logo que a panela estiver aquecida, comece a mexê-la, sempre com a tampa.
Continue mexendo a panela e, de preferência, faça-o em volta de toda a cozinha. Desse modo, ao sair do fogo, a panela ficará mais fria, mas, pelo calor do milho, a pipoca continuará estourando. Esse é o segredo para que as pipocas fiquem grandes e branquinhas. Elas ficarão prontas uma vez que não houver mais estouros.
A seguir, comece a preparar o caramelo. O segredo é manter a atenção para que não fique queimado nem se derrame.
Na panela menor, adicione 1 xícara de açúcar e meia de água. Leve a fogo forte. Quando ferver, mexa um instante com a colher de madeira e deixe. O caramelo estará pronto uma vez que começarem a aparecer pequenas bolhas entre brancas e transparentes. Volte a mexer, e o caramelo começará a ficar mais escuro.
Retire-o nesse momento e verta-o suavemente o caramelo. Misture com a espátula de borracha, com cuidado para não estragar a pipoca.
Pronto! Se você preferir a sua pipoca caramelada ainda mais doce, duplique a receita.
Comentários
Postar um comentário