Caldo de Mocotó delicioso e bem encorpado para espantar o frio
O caldo de mocotó é uma escolha ideal para os dias mais frios, oferecendo uma reflexão aconchegante e cheia de sabor. Preparado com carne bovina, vegetais e temperos aromáticos, esse caldo é uma explosão de sabores e texturas.
Graças à sua consistência rica e cremosa, o caldo de mocotó encorpado é uma refeição nutritiva e reconfortante que aquece o corpo e a alma. O mocotó bovino cozido, juntamente com temperos e legumes, resulta em um caldo saboroso e repleto de colágeno.
Este caldo é uma iguaria tradicional da culinária brasileira, conhecida por sua textura espessa e sabor marcante. Com ingredientes simples, como o mocotó, legumes e temperos, ele representa uma opção deliciosa para quem busca uma experiência culinária substancial e rica em sabor.
PUBLICIDADE
Ingredientes
água fervente (o quanto baste)
um pouco de vinagre
1,5 kg de mocotó (pés de boi) cortados em pedaços
1 colher (chá) de sal + sal a gosto (para o refogado)
2 folhas de louro
2 cebolas picadas (uma picada grosseiramente e outra bem picadinha)
4 dentes de alho picados e 4 dentes de alho triturados
2,5 L de água quente ou mais, se necessário
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite de oliva
1 pimenta dedo de moça picada e sem sementes
1 colher (chá) de tempero baiano
1 colher (chá) de páprica doce
2 tomates picadinhos
coentro ou cheiro-verde picado (a gosto)
PUBLICIDADE
Modo de preparo
1 – Lave bem os pedaços de mocotó, adicione-os num recipiente grande, cubra com água fervente e um pouco de vinagre e deixe de molho por alguns minutos.
2 – Em seguida, escorra toda essa água e transfira os pedaços de mocotó para uma panela de pressão, juntando 1 colher (chá) de sal, 2 folhas de louro, 1 cebola picada grosseiramente e 4 dentes de alho picados e 2,5 L de água quente.
3 – Feche a panela com a tampa e deixe cozinhar durante 40 minutos após começar a chiar.
4 – Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente para abrir a panela.
5 – Ao abrir a panela, verifique se o mocotó está totalmente cozido e bem macio, soltando do osso. Se não estiver, adicione mais água quente, até cobrir novamente, voltando a tampar a panela, levando ao fogo por mais 20 minutos, após iniciar a pressão.
6 – Quando a pressão sair de forma natural, abra a panela e verifique se o mocotó está bem cozido. Se estiver, transfira para uma vasilha e vá soltando os ossos das cartilagens, separando-os. Descarte os ossos e reserve os pedaços das cartilagens.
7 – Depois, com uma concha, vá retirando o excesso de gordura da panela que ficou com o caldo.
8 – Na sequência, passe todo o caldo da panela para o liquidificador e adicione metade das cartilagens para bater junto, reservando a outra parte.
9 – Tire a tampinha pequena de cima do liquidificador, porque a mistura está bem quente e dará pressão e bata bem por 1 minuto, reservando.
10 – Numa panela, ponha 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite e junte os 4 dentes de alho triturados, mexendo e refogando, depois acrescente 1 pimenta dedo de moça picada e sem sementes, 1 cebola picadinha, deixando refogar e mexendo.
11 – Tempere com 1 colher (chá) de tempero baiano e 1 colher (chá) de páprica doce, então coloque os 2 tomates picadinhos, mexendo e refogando por 2 minutos.
12 – Junte o caldo batido no liquidificador e os pedaços de cartilagem reservados
13 – Misture tudo muito bem com uma colher de pau, prove e acerte o sal, deixando em seguida ferver por 5 minutos.
14 – Então adicione o coentro ou cheiro-verde picado a gosto, mexa um pouco e desligue o fogo.
15 – Agora você já pode servir e degustar seu maravilhoso caldo de mocotó, que fica magnífico!
Comentários
Postar um comentário