Entenda por que algumas pessoas relaxam limpando a casa
Quando você está em casa, a última coisa que você gostaria de fazer é colocar as luvas e passar várias horas limpando. No entanto, para algumas pessoas essa atividade tem a mesma função de um anti-stress e ver tudo mais limpo faz com que elas se sintam mais relaxadas e satisfeitas. É possível que a limpeza seja um remédio contra a ansiedade e o estresse acumulado, e ajude sua mente a se regenerar? Aparentemente, parece que sim e as razões são diversas.
Independentemente das motivações que levam uma pessoa a fazer o trabalho doméstico, a limpeza realmente ajuda a melhorar o seu humor e a remover, mesmo que por um pouco, o estresse e a ansiedade.
image: Aqua Mechanical/flickr
- Casa arrumada, mente ordenada: o ambiente que nos rodeia, também influencia o humor. Ter uma casa desarrumada e suja, nos deixa deprimidos e ansiosos, ao contrário, se a casa está limpa e arrumada, nos sentimos mais confortáveis e calmos.
- Uma questão fisiológica: por natureza, o cérebro humano tende a querer tudo sob controle e quando isso não é possível, aumenta os estados de ansiedade. Ter uma casa limpa significa, portanto, manter esse controle sobre o mundo.
- Limpar a casa constantemente: às vezes, a limpeza torna-se uma espécie de ritual, ajudando a manter a calma e a relaxar o cérebro, além de melhorar o humor.
- A limpeza dá segurança: viver em contextos muito caóticos e desordenados, faz com que você se sinta desconfortável. Limpar e arrumar, portanto, ajuda você a se sentir melhor consigo mesmo e com os outros
- Limpar é como um espelho da própria personalidade: esta função regenerativa de limpeza tem um efeito especial naqueles com uma personalidade mais inclinada a sofrer de ansiedade. Aqueles que já têm um espírito descontraído não sentem a necessidade de limpar como um ritual contra o estresse, preferindo fazer outras atividades.
Independentemente das motivações que levam uma pessoa a fazer o trabalho doméstico, a limpeza realmente ajuda a melhorar o seu humor e a remover, mesmo que por um pouco, o estresse e a ansiedade.
Comentários
Postar um comentário